Cacimba / Bacias de Captação de Enxurradas

A importância das Cacimbas

As chuvas é extremante vital para sobrevivência de praticamente todas as espécies que aqui habitam em nosso planeta. Ao mesmo tempo que ela é premordial para nossa existência, ela causa danos e estragos significativos quando caem em grande volume e não nos planejamos. É praticamente impossível não sofrer algum tipo de impacto com as fortes chuvas, porém é possível amenizar os estragos com planejamento e prevenção.

O solo fica desprovidas de cobertura vegetal mínima são os mais afetados, pois a água proveniente das chuvas não consegue se infiltrar no solo com facilidade, tendo como consequência o aumento do volume da água escoada sobre a superfície do terreno.

Problemas ambientais, como destruição de estradas, erosão do solo, aumento da frequência de enchentes, poluição e assoreamento de corpos d’água.

Bacias de captação de enxurradas também conhecida como "cacimbas" são estruturas capazes de fazer a retenção de enxurradas ou parte delas por algum tempo. Estas bacias promovem a retenção de águas e detritos que escorreriam pela superfície do solo causando erosão, enchentes e assoreamentos dos corpos de águas. Outra das suas funções é conservação de estradas . Em algumas regiões há grande dificuldade de conseguir cascalhos ou similar para estradas, com uso deste mecanismo, o cascalho arrastado do leito das estradas poderá ser recuperado e recolocado novamente nos leitos. Com isto  diminui os custos de manutenção das estradas e deposição de detritos em áreas agrícolas, pecuárias ou até de reservas que precisam de proteção. Como uma das maiores fontes de geração de erosões são as estradas, tanto de terra como as asfaltadas, é preciso adotar a cultura de dar um destino seguro e menos letal as enxurradas que são jogadas fora dos leitos, e os órgãos de governo não respondem por este crime ambiental , previsto na legislação. Ao adotar bacias de captação ao longo das estradas, estamos dando a elas mais segurança e menor custo de manutenção, e oferecendo aos proprietários das terras adjacentes uma boa proteção contra erosões. Outra postura é fazer educação ambiental permanente, para esta quebra de paradigmas, que é apenas tirar águas do leito de rodagem das estradas e está resolvido o problema, o que não é verdade. A ação visa promover cuidado e a prevenção de vários outros problemas com o meio ambiente

Com as terras desprovidas de cobertura vegetal mínima, a água proveniente das chuvas não consegue se infiltrar no solo com facilidade, tendo como consequência o aumento do volume da água escoada sobre a superfície do terreno.

Problemas ambientais, como destruição de estradas, erosão do solo, aumento da frequência de enchentes, poluição e assoreamento de corpos d’água. Com objetivo de contornar essa situação, o SAAE está construindo ''cacimbas'' na região do Córrego do Soldado.

''Cacimbas'' são Bacias de Captação de Enxurradas, são estruturas construídas no terreno, em forma de bacia, caixa ou terraço, utilizadas no controle de enxurradas e da erosão do solo.

Localização:

As bacias de captação são recomendadas às áreas onde ocorrem enxurradas, calhas secas, podendo ser construídas às margens de estradas vicinais e de carreadores, ao longo e no final de terraços e a montante de nascentes. O primeiro passo para a localização das bacias é a realização de um levantamento sobre a área em questão, especialmente quando ao relevo e tipo de solo existente. As bacias são locadas e dimensionadas, tanto em número quanto em tamanho, em função do volume da enxurrada (o qual é determinado pela área de contribuição ou área de drenagem a montante) e da declividade do terreno.

Manutenção:

A fim de manter a capacidade de armazenamento e infiltração de água, recomenda-se fazer manutenção anual, procedendo à remoção dos sedimentos acumulados na bacia, no período de estiagem. Outra recomendação importante é o plantio de espécies adequadas, especialmente gramíneas, nas bordas das bacias, para que essas plantas possam ajudar a manter firmes os taludes internos e externos.

Outros Cuidados:

Em solos com risco de atolamento de animais ou de desmoronamento de taludes, as bacias devem ser isoladas com cercas de arame, a fim de evitar o acesso de animais. Os canais condutores de água para as bacias também precisam de manutenção. Os localizados em terrenos de grande declive, podem sofrer erosão com maior facilidade. Nesta situação, eles podem ser revestidos com cascalho, pedras-de-mão ou seixos rolados e, em casos especiais, podem ter revestimento de concreto ou alvenaria ou serem feitos de manilhas de concreto. Tais bacias são parte de um conjunto de medidas integradas usadas para conservar os solos, a água e a vegetação de uma bacia hidrográfica.